Sabe aquela tristeza de acender uma vela linda e, depois de algumas horas, perceber que ela queimou só no meio, deixando um monte de cera intacta nas bordas? Pois é, isso tem nome: chama-se "túnel" ou "tunelamento".

Mas calma, Bru! Tem jeito de evitar? Tem sim. E é mais simples do que tu imaginas.

Aqui na Bruma de Lume, a gente preza muito pela experiência completa. Não é só sobre o cheiro, é sobre o ritual. Então, separei 4 dicas de ouro pra tu aproveitares a tua vela até a última gota (literalmente).

A quarta dica ainda não é tão difundida quanto as três primeiras, mas ela é excepcional e pode salvar a tua vela!

1. A regra do primeiro beijo (ops, primeira queima!) 💋

A primeira vez que tu acendes a vela é a mais importante. A cera tem "memória". Se tu apagares a vela antes de a cera derretida atingir toda a borda do vidro, ela vai "lembrar" desse limite e queimar só ali no meio nas próximas vezes. Dica da Bru: Deixa ela acesa até formar aquela "piscininha" completa de cera líquida no topo. Isso garante que ela desça uniforme.

2. Não assopra! 🌬️

Eu sei, é instintivo. Mas assoprar a vela espalha cinzas no aroma que tu tanto amas. O que tu pode fazer:

  • Cortar o oxigênio usando um abafador ou fechando com a nossa tampa .
  • Deitar o pavio com o auxílio de algum objeto não inflamável, molhando o pavio na cera derretida. Isso ajuda a não criar fumaça após o apagar

3. O corte do pavio ✂️

Antes de reacender a tua vela, dá sempre uma olhadinha no pavio. Se ele estiver com uma "cabecinha" preta (tipo um cogumelo), corta a pontinha. Isso evita aquela fumaça preta alta, não suja o vidro e garante uma chama limpa e segura.

4. O segredo do Papel Alumínio (A Salvadora!) 🛡️

Hã? Papel alumínio?! Sim!!! Essa dica é pra ti que já está com o túnel formado e quer corrigir.

  • Corta um pedaço de papel alumínio que seja suficiente para enrolar em volta do copo da vela.

  • Deixa ele alto, uns 3 dedos acima da boca do copo.

  • Faz uma "cabaninha" com um telhado em cima, mas deixa um espaço (furo) no meio para conseguir acender o pavio e pro ar circular.

O que fazer depois? Esperar. O papel alumínio vai ajudar o calor a se concentrar dentro do copo e vai derreter aquela cera dura da borda que não queria descer. É mágico!

Cuidar da tua vela é um ritual de paciência, assim como o momento que tu tiras pra relaxar com ela.

Ficou com alguma dúvida ou tua vela precisa de um socorro extra? Me chama no WhatsApp ali no cantinho da tela que eu te ajudo!